Seu carrinho está vazio no momento!
Curso VIRTUAL em ESPANHOL
História da Colômbia (1948-1990)
professora: Juana Manrique
Este curso oferece uma visão abrangente da fotografia brasileira, explorando sua evolução histórica e suas diversas abordagens. Através de cinco aulas temáticas, serão analisados o desenvolvimento da fotografia no Brasil, suas conexões com movimentos artísticos e sua relação com o contexto sociopolítico do país.
Ao longo das aulas, serão abordados temas como a construção da identidade visual brasileira, o papel da fotografia em momentos de transformação política e social, sua presença em espaços artísticos e institucionais, além de sua relevância no fotojornalismo e no registro de questões ambientais. O curso busca proporcionar uma compreensão aprofundada das múltiplas facetas da fotografia no Brasil, conectando passado e presente.
O curso é voltado para estudantes, pesquisadorxs e interessadxs em fotografia.
25/04 :: Aula aberta
09, 16, 23, 30/05 e 06/06
Sexta-feira
100% virtual e ao vivo
aulas por Zoom

Curso virtual en español
Práticas Decoloniais na Fotografia
Táticas para desarmar o discurso desde a arte contemporânea
professora: Ana Di Franco
Este espaço propõe visitar trabalhos dentro da arte contemporânea que, por meio de diversas estratégias, buscam desmontar os discursos sobre os quais se sustenta a colonialidade do poder, do ser e do saber imposta pelos países do Norte Global. A partir de obras que têm a fotografia como ponto de partida, abordaremos temas como a discriminação racial e de gênero, os corpos em trânsito, as tensões entre modelos econômicos e as políticas ambientais, a organização comunitária e as celebrações ancestrais, entre outros.
O curso propõe refletir sobre o papel da fotografia no tratamento dessas problemáticas. Que usos têm sido atribuídos a ela na América Latina ao longo de diferentes momentos históricos? Como essas imagens contribuíram para construir as visualidades de cada época? Que vínculos podemos encontrar entre os avanços tecnológicos da disciplina e as representações produzidas? De que maneira esse artefato pode ser usado como forma de resistência frente à colonialidade? E, por fim, podemos ir além de apenas curar as feridas coloniais?
08/05 :: Aula aberta
15, 22, 29/04, 05 e 12/06 :: Curso
Quinta-feira
100% virtual e ao vivo
