Ruber Osoria

Cuba/Chile

Séries

Ensaio 01: Guajiros en Extinción, Sierra Maestra, Cuba

fotolibro (79)
fotolibro (134)
fotolibro (149)
fotolibro (151)
fotolibro (159)
fotolibro (161)
ruber 4 (33)
ruber 4 (61)
previous arrow
next arrow
 

Sobre o fotógrafo

Ruber Osoria, nascido em 18 de abril de 1992 em Contramaestre, Santiago de Cuba, é um jovem fotógrafo rural e militante, cuja vida e obra são marcadas por desafios e por uma profunda conexão com seu entorno. Em 2018, emigrou para o Chile na esperança de conseguir comprar uma câmera fotográfica, algo impossível para um camponês como ele, enfrentando perigos ao longo de sua jornada. Com o dinheiro de seus primeiros trabalhos ilegais, comprou sua primeira câmera e encontrou na fotografia um refúgio e uma voz.

@Ruber_Osoria 

[email protected]


DOCUMENTAR É RESISTIR

PELO DIREITO À MEMÓRIA


Colectivo ContraLuz

Como narradores visuais de nosso tempo, temos a responsabilidade de documentar as transformações históricas e sociais que atravessam a América Latina.

O Colectivo ContraLuz é uma iniciativa que convoca fotógrafxs comprometidxs com a construção de uma narrativa coletiva de resistência, memória e denúncia. Em um cenário marcado pela ascensão do autoritarismo, da censura e dos discursos de ódio, é essencial promovermos o acesso à informação e a ocupação de espaços públicos através da fotografia.

Este projeto propõe uma articulação de forças em prol da justiça social, da liberdade de expressão e da construção de uma comunicação horizontal e acessível. Convidamos profissionais dedicados a utilizar a imagem como ferramenta de transformação e de resistência contra a opressão. Este é o momento de nos unirmos para criar memórias visuais que inspirem e provoquem a sociedade. Contruindo um elo poderoso de resistência e esperança.

PORT